sábado, 9 de março de 2013

À PRATADA

Dez horas da madrugada,
Começou a patuscada
E fez se o prato do dia,
Era eu e o Capela
Cada um com sua panela
E o forno não aquecia.
Estava já a carne no molho!
E antes que a gente venha,
Acenda me o forno a lenha!
Dizia eu pro Piolho.

Entre a salada e pão
Chegará pros que aqui estão,
E mais alguns que vierem!
Devem ser uns seis ou sete,
Codornizes e espaguete,
Só comem os que quiserem!
Esse espaguete não basta,
Capela, se não me engano!
Também vem o italiano
E eles gostam muito de pasta!

Servimos primeiro a sopa
Porque a comida era pouca,
Que comam sopa com pão!
O Vinny vai pra panela
Deu um encontrão no Capela,
Atirou-lhe o prato ao chão!
Na mesa, mesmo ao final;
Ouve-se a voz dum fulano,
É pá! Esse italiano;
Come como um animal!

Já um pouco atrasado
Chega o policia do estado
Que o Jorge convidou,
Espreitou pra dentro do tacho,
Olhou pra cima e pra baixo
Parece que não gostou!
Eu disse ao Jorge, e agora?
Eu preparo-lhe outro prato!
Ele disse; esse gajo é chato
Deixa-o, que se vaia embora!

Tomba Lobos reclama
Agora ninguém me chama
Ja me estão a desprezar?
Sabem que eu que sempre venho
E o dinheiro que tenho
Não me importo de o gastar!
Mas eu convosco não ralho
Nem aqui faço alvoroço,
O que há amanha pro almoço?
Pergunta ele ao Carvalho.

O Basílio ao o ouvir
Foi pronto a retorquir,
O que estas tu a dizer?
Para lá com a sacanagem
Que eu deixei te uma mensagem,
Para tu vires comer!
Vai ver ao teu telefone
Tu vê lá bem o que dizes!
Hoje havia codornizes,
Tu é que não tinhas fome!

Ambiente à portuguesa,
Bastante vinho na mesa
Comeu e bebeu-se à rica,
Levantei-me eu, e então!
Preparo a televisão
Que ia jogar o Benfica.
Começou a dar a bola
Alguns já estavam borrachos!
Pra cozinha lavar tachos,
Foi o amigo Viola.

Nisto chegou o Cortiço,
Quis armar um reboliço!
Talvez por ser do dragão?
Estava o Benfica a jogar,
E ele punha-se a dançar
Em frente à televisão!
Só lhe deram uma gritada
Que era tudo boa gente,
Talvez noutro ambiente
Levasse alguma trancada!

O dia acabou em cheio
Com umas cervejas pro meio,
E o Cortiço acalmou!
Mas antes de se ir embora,
Ele foi fumar lá pra fora
E Benfica até ganhou!
Não houve mais sobressalto
A malta toda animada,
Dragões de chama apagada
E águia voou mais alto!


Sem comentários:

Enviar um comentário