domingo, 13 de novembro de 2011
"Asas do Atlântico"
"ASAS"
Começa a reaparecer o frio e com ele regressam também as tradicionais festas portuguesas na cidade de Toronto. A comunidades portuguesas inseridas nesta cidade foram chegando através dos anos de diferentes localidades do nosso pequeno país, embora que a sua maioria seja oriunda do Minho ou dos Açores. Embora hoje em dia já bastante espalhados pela província de Ontario, a maioria dos portugueses continuam bem plantados no coração da cidade, precisamente nas ruas Dundas e Dufferin. No dia 5 de Novembro a noitada foi na Bloor street, numa festa organizada pelo Asas do Atlântico S.S. Club. O recinto era demasiado pequeno para acomodar as cerca de 250 almas ali presentes e o recinto de dança também não ajudava aqueles que como eu gostam de dar ao pé a um passo mais ríspido. O serviço do bar ate nem estava mal organizado, só que depois de ter comprado uma garrafa de Gazela bem fresca por 20 dólares, teve que me virar para agua por se ter acabado o mesmo. A comida não estava tão má como isso, para quem gosta, claro que nem todos apreciam estas iguarias de carne de porco, mas quando a festa era intitulada de "Matança do Porco" não se podia esperar lagosta!
Embora os associados do Asas do Atlântico sejam na sua maioria dos Açores, a comida estava confeccionada com muitas semelhanças ao que me acostumei na minha terra Natal em Arcos de Valdevez, as diferenças estavam nos acompanhamentos, batata doce e inhames eram os que mais acentuavam as diferenças. Morcelas, fressura guisada e rojões eram os que mais se assemelhavam . Para sobremesa apresentaram duas mesas bem recheadas de bolos caseiros e muita fruta, a destacar, o bolo de chocolate coberto de uma camada de pudim flan, diferente na confecção e no sabor, era uma delicia, isto dito por uma pessoa que não vira muito para doces.
A noite foi abrilhantada pelo DJ Nazaré Praia, que não esteve nada mal na sua selecção de música popular portuguesa, já lá na música Americana não esteve tão bem.
Concluindo, foi uma noite a condizer com o preço do bilhete, pois por $30.00 para não sócios e $25.00 para sócios, não se poderia exigir muito mais.
Subscrever:
Mensagens (Atom)