sexta-feira, 20 de junho de 2014

MONTE REAL

A Base Aérea nº 5, erigida no local em que funcionou outrora o Aero Clube de Leiria, foi oficialmente inaugurada a 4 de Outubro de 1959 com duas Esquadras de combate (Esq, 51 Falcões e 52 Galos) num total de 50 caças F-86F. Em 1966, viu aumentado este quantitativo com a atribuição de FIAT G-91 R4, à Esq. 51, primariamente dedicados ao treino de pilotos para as Esquadras então sedeadas na Guiné, Angola e Moçambique.
Em 1974, a Esquadra 103 com o T-33A passou a ministrar os Cursos Complementares para Aeronaves de Combate a partir desta Unidade.
Em 1977, o T-38 TALON veio integrar a Esq. 51, complementando as capacidades dos F-86F.
Em 1981 chegam os primeiros A-7P CORSAIR II que equiparam as Esquadras 302 Falcões e 304 Magníficos.
Em 8 de Julho de 1994 chegam a Monte Real os F-16A com os quais foi reactivada a Esquadra 201 Falcões.
Com uma população que, dependendo das Esquadras, tem variado entre os 800 e 1200 militares e civis, a Base Aérea nº 5 é uma Unidade com grandes tradições de Defesa Aérea, constituindo o vector decisivo para o policiamento aéreo do espaço de interesse nacional.
Integrada numa área de elevada densidade populacional, reduz o impacto ambiental, inerente ao seu funcionamento, através de medidas e equipamentos que minimizam a poluição, nomeadamente a sonora e de águas residuais.
Unidade de características muito particulares, constituí um polo de interesse e atracção, para a população e inúmeros turistas da freguesia, podendo ser visitada mediante contacto prévio com o Gabinete do Comando.


Fotos de Joe Carvalho, o conteúdo da historia publicada, foi  partilhada através do site da freguesia de Monte Real. Esta freguesia foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Carvide formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Monte Real e Carvide da qual é a sede.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

APOIO INCONDICIONAL


Como emigrante, sempre imaginei que nós, lá por fora, vibrávamos mais com os jogos da selecção que propriamente os nossos compatriotas que vivem na terra mãe, mas não é tanto assim. 

Certo é, que lá por fora vibramos muitíssimo, quando alguma coisa nos faz lembrar a pátria querida, que por uma ou outra razão tivemos que aboandonar. 

Mas é realmente impressionante ver as pessoas nas ruas em Portugal, vestidas com as cores da nossa seleção, bandeiras nas varandas e carros, os canais de televisão dedicam a maior parte dos seus programas a reportagens sobre a seleção, algumas empresas vão cessar produção durante o jogo, e instalaram televisões nos locais de trabalho para os funcionários poderem ver jogo. Enfim, confesso que tenho andado o dia todo emocionado com uma lágrima no canto do olho. Os alemães até podem ganhar o jogo, mas de uma coisa tenho a certeza; não nos ganham em patriotismo, humildade, amor e carinho pela selecção nacional. 

VIVA PORTUGAL!!!!!!!! FORÇA PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!!!!! 

terça-feira, 3 de junho de 2014

PASSA PRA CÁ O REINADO


Instalou-se a polémica  da rei-nação no país visinho, o rei Juan Carlos decidiu entregar o trono a seu filho, uma vez que se deve sentir sem foça, ou frça de vontade, de continuar a exercer as funções de "king". 
Para muitos, é a oportunidade perfeita para se manifestarem contra o reinado, sem saberem bem o porquê do seu protesto, apenas sabem, que sabem que ter um rei não é bom.
Certo é que a crise financeira na Europa, leva as pessoas a protestarem por tudo e por nada, é o desespero de não conseguir emprego, principalmente em Espanha, onde a taxa de desemprego é actualmente superior a 26%. São reacções do querer e não poder cumprir com as obrigações financeiras, como renda de casa, eletricidade, gás, comida, etc.
Do que os nossos vizinhos da península ibérica não se devem ter apercebido, é que Portugal gasta mais dinheiro com o gabinete do presidente da República, que Espanha com as despesas do rei.
Será que se os espanhóis, informados com este facto, ainda quereriam a mudança? Tendo em conta que Portugal é um país com menor dimensão, menos população e onde a crise financeira é muito superior à espanhola! 
Acho que é mesmo caso para dizer; "Be careful what you wish for".
Long live the king!!!!!!!