sábado, 16 de janeiro de 2010

ESPIGUEIROS / CORN CRIBS



Os espigueiros Americanos pouco te-em de semelhante aos nossos já famosos espigueiros de Soajo, mas alem de serem mais modernos e maiores que os Portugueses, estão em perigo de extinção.
Os nossos espigueiros, construídos de granito, já foram utilizados por varias gerações, e embora já façam mais parte da historia do que do dia-a-dia dos residentes desta vila no interior do Alto Minho, pelo menos da sua grande maioria, com certeza que continuarão a sobreviver a muitas mais gerações.
Não quero com isto insinuar demérito dos espigueiros Americanos, mas não é apenas mera coincidência que os celeiros Americanos são construídos de madeira e os de Soajo de granito, foram apenas dois povos distintos, em eras diferentes, a fazerem uso, como se costuma dizer, da prata da casa.
Quando os colonos começaram por se estabelecer no interior da América, entre 1810-1870, deram inicio ao desmatamento de vastas florestas, para estabelecer terras de cultivo.
A abundância de madeira e falta de pedra, contribuíram para que a arquitetura dos Estados Unidos, seja ainda hoje, mais de 85% baseada em madeira.
Hoje em dia, estes celeiros com uma media de 150 anos de existência, vão desaparecendo da paisagem Norte Americana, alguns apenas por apodrecimento da madeira, outros são desmantelados para vender a vigas que são usadas para adornar salões de recreação, onde é preferido um toque mais rústico de antiguidade.
Assim que os espigueiros de Soajo, com a sua construção de granito maciço, poderão continuar a ser testemunhos da nossa linda historia e cultura por muitos anos, enquanto os Americanos vão sendo substituídos por gigantescas torres, construídas a base de metal

Sem comentários:

Enviar um comentário