quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
“FÉRIAS EM REBAIXA”
O novo ano chegou, agora voltamos costas ao passado e começamos a planear o futuro. Quais são os vossos planos para 2011? Umas ferias nas Caraíbas, (eu prefiro Portugal) ou no Oriente? Qualquer que seja a vossa aventura, preparem todos os detalhes com antecipação suficiente para que possam desfrutar ao máximo do que quer que esteja nos vossos planos.
Hoje vou falar sobre férias em Portugal e algumas mediadas que devem tomar para, não só poupar dinheiro, mas desfrutar as ferias ao máximo. Eis algumas dicas que quero com-partilhar.
1) Sempre que possível, reserve as suas passagens antecipadamente, por exemplo; se tenciona viajar no verão, compre os bilhetes entre quinze de Janeiro e quinze de Fevereiro.
Não se limite apenas a uma companhia aérea, na épocas altas, especialmente no verão, há varias opções. No verão de 2010, viajei na US Airways em Agosto, de Chicago para Lisboa, com escala em Philadelphia por 750 dólares. Passageiros no mesmo voo, disseram me que pagaram 1300, Philadelphia-Lisboa. Normalmente eu compro bilhetes através da Internet, mas um agente de viagens também lhe pode conseguir bons preços se marcar a passagem com ante-cedência.
Também vale a pena considerar seguro para o bilhete, em caso de emergência será lhe devolvido o montante pago pelo bilhete. O preço deste seguro anda a volta de 90 dólares por bilhete.
2) Se necessita de alugar automóvel, é preferível reservar o mais breve possível depois de comprar a passagem de avião. Se o fizer através da Internet, faça várias pesquisas durante uma ou duas semanas, até encontrar uma promoção. Promoções podem reduzir o custo do aluguer entre 30 a 40 porcento. Ao levantar a viatura, normalmente será lhe oferecido um seguro suplementar a um custo bastante elevado, eu sempre recuso esse seguro, o seu cartão de crédito, (obrigatório para pagar o aluguer) fornece seguro ao usar o cartão, o American Expresse, oferece a melhor cobertura.
3) Eu prefiro levar dinheiro em nota, se usar o cartão de crédito ou debito, embora o banco diga que não impõe custos sobre o uso do cartão, há sempre uma tarifa de transacção internacional. no norte de Portugal, varias agências de viagens, fazem cambio ao dólar ao preço corrente do cambio bancário sem impor qualquer custo por execução do cambio, os bancos todos cobram para fazer cambio a dinheiro estrangeiro.
4) Uma vez que a viagem e o automóvel estão reservados, podemos começar a planear as férias, a situação ideal e ter familiares em Portugal que estejam disponíveis a preparar uma cana por uns dias. Caso este cenário não seja possível, em cidades mais pequenas, existem residenciais a preços moderados, limpas e com ambiente familiar. Eu paguei uma media de 40 Euros por noite. Estas residenciais, em geral, não aparecem nos sites de turismo mais populares da Internet, mas se for persistente na busca, encontrará varias e também número de telefone para contactar e fazer reservas sem qualquer depósito.
5) Agora faltam os comes-e-bebes; mantenhas-se distante de restaurantes muito finos, em geral são mais caros e servem pior. Pergunte a locais onde se come melhor, e os melhor preços, recordes-se que os locais fazem a sua vida diária ali e sabem onde comer melhor e mais barato. E porque não substituir uma e outra refeição por algo mais saudável e grátis, no norte de Portugal, os dias que queira passar mais perto da natureza, delicie-se com as muitas variedades de amoras (custo zero) e outros frutos silvestres. Já mais a sul do país, mais precisamente no Algarve, encontrei varias figueiras perto de algumas praias em Albufeira, aparentemente abandonadas, eu pelo menos parei, comi e não me pareceu que estes árvores de fruta deliciosa fossem de alguém em particular.
6) No verão em Portugal as festas são abundantes por todo o país, na sua maioria a custo zero. Porque não gozar das belas praias durante o dia e á noite desfrutar de lindos arraiais quase sempre com boa musica e os tradicionais petiscos a custos bem moderados.
7) Mas mantenha-se atento, nós os portugueses, somos um povo muito humilde e acolhedor, mas no que a conduzir diz respeito, temos muitas léguas a percorrer para alcançarmos o civismo nas estradas.
Boas ferias, boa poupança.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário