terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

UM EXEMPLO A SEGUIR

Nos EUA , ouvimos a "War on Drugs" frase, há mais de 40 anos. Tudo começou em 1971, com Richard Nixon intitulando as drogas como " inimigo público número 1", e a ofensiva não tem realmente parado desde então.
Há uma infinidade de opiniões sobre se a guerra realmente funcionou ou não.
Um país com quem os EUA poderiam ter aprendido muito é Portugal.
"Portugal tem muito para nos ensinar " (digo eu). " No ano 2000, Portugal tinha um dos piores problemas na Europa com toxicodependentes. Um por cento da população era viciado em heroína, o que é alucinante. O primeiro-ministro e o líder da oposição reuniram-se e fizeram algo realmente ousado: Eles disseram: "Nós temos tentado todos os anos o modo americano de combater drogas, sem resultados positivos. Vamos reprimir! Todos os anos metemos mais pessoas na prisão, e todos os anos o problema se agrava, vamos fazer isto de uma forma diferente."
Portugal decidiu descriminalizar todas as drogas no ano 2000. Nos quase 15 anos após tomada esta decisão, o país viu uma queda no uso de drogas de cerca de cinquenta por cento. Os funcionários do governo estão muito entusiasmados com os resultados. A lógica é: em vez de criar condições mais severas para os toxicodependentes , por que não tentar dar-lhes uma saída?
Os líderes políticos do país decidiram consultar um painel de cientistas sobre o que fazer, e concordaram, em antecedência, com qualquer que fosse o resultado da pesquisa cientifica.
(Levaram o assunto para fora da política)
 O painel de cientistas concluiu que a solução era:  A descriminalização de todas as drogas, desde Canábis à Cocaína.  Mas o passo crucial foi;  gastar todo o dinheiro que gastavam para prender toxicodependentes, julgar toxicodependentes, e  encarcerar toxicodependentes ,  a reabilitar os toxicodependentes, para os reconectar com a sociedade, ou seja, para lhes dar um propósito na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário